Para saber o que fazer, é necessário primeiro entender o que é gestão financeira?
Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
E quais seriam as principais funções da administração financeira?
- Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
- A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
- Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
- Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;
- Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais;
No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Os principais problemas que temos encontrado relacionam-se a:
- Falta de registros adequados (saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras);
- Falta de compreensão dos custos das fontes de financiamento;
- Falta de compreensão dos ciclos financeiro e operacional da organização;
- Falta de compreensão do capital de giro (CG), financiamento do capital de giro (FCG) e necessidade de capital de giro (NCG);
- Falta de integração entre as políticas de vendas (prazos de pagamento) e as políticas financeiras;
- Falta de política de estoques;
- Falta de elaboração do Demonstrativo de Resultados mensal para conhecer seus lucros e prejuízos.
- Falta do cálculo adequado dos preços de venda;
- Desconhecimento do valor patrimonial da empresa;
- Falta de definição de retiradas dos sócios;
Notamos que estas ditas “faltas” ocorrem, muitas vezes, porque as pessoas envolvidas têm pouca experiência em administração financeira, e isso interfere nos resultados.
Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme os negócios se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção ou vendas, esquecendo que sem caixa, não há o que produzir ou vender.
Por fim, sugerimos algumas práticas para que as empresas possam corrigir estas “falhas” e melhorar sua gestão em relação às finanças:
- Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;
- Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;
- Controlar o movimento de caixa e os controles bancários;
- Classificar custos e despesas em fixos e variáveis;
- Definir a retirada dos sócios;
- Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa;
- Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.