A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA

Para saber o que fazer, é necessário primeiro entender o que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

E quais seriam as principais funções da administração financeira?

  • Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
  • A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
  • Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
  • Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;
  • Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais;

No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Os principais problemas que temos encontrado relacionam-se a:

  • Falta de registros adequados (saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras);
  • Falta de compreensão dos custos das fontes de financiamento;
  • Falta de compreensão dos ciclos financeiro e operacional da organização;
  • Falta de compreensão do capital de giro (CG), financiamento do capital de giro (FCG) e necessidade de capital de giro (NCG);
  • Falta de integração entre as políticas de vendas (prazos de pagamento) e as políticas financeiras;
  • Falta de política de estoques;
  • Falta de elaboração do Demonstrativo de Resultados mensal para conhecer seus lucros e prejuízos. 
  • Falta do cálculo adequado dos preços de venda;
  • Desconhecimento do valor patrimonial da empresa;
  • Falta de definição de retiradas dos sócios;

Notamos que estas ditas “faltas” ocorrem, muitas vezes, porque as pessoas envolvidas têm pouca experiência em administração financeira, e isso interfere nos resultados.

Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme os negócios se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção ou vendas, esquecendo que sem caixa, não há o que produzir ou vender.

Por fim, sugerimos algumas práticas para que as empresas possam corrigir estas “falhas” e melhorar sua gestão em relação às finanças:

  • Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;
  • Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;
  • Controlar o movimento de caixa e os controles bancários;
  • Classificar custos e despesas em fixos e variáveis;
  • Definir a retirada dos sócios;
  • Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa;
  • Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.